domingo, 23 de agosto de 2009

Diabetes tipo I e gravidez


Os avanços no tratamento do diabetes melito tipo I permitiram que grande parte das diabéticas tenham qualidade de vida muito próxima do normal. Sem tanta preocupação com problemas da própria saúde, surgem desejos naturais, como o de ter um filho.
A gestação de mulheres diabéticas é sempre considerada uma gestação de alto risco, no entanto, com um bom acompanhamento pré-natal, os resultados assemelham-se aos de pacientes não diabéticas.
Leia nesse artigo dicas para uma gestação saudável em pacientes com diabetes e respostas a dúvidas frequentes.

Dica número 1:

Esteja com o diabetes bem controlado.

Não espere engravidar para verificar o controle, pois a gravidez em uma diabética mal-controlada aumenta os riscos de aborto nos primeiros 3 meses e também a chance de malformações do bebê.

Uma boa medida para avaliar seu controle é a hemoglobina glicada, ou hemoglobina glicosilada, um exame que reflete a média dos controles do açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Atualmente, recomenda-se que a Hemoglobina glicada esteja menor ou igual a 6.5% para que a mulher comece a tentar uma gravidez.

Planeje antecipadamente as mudanças necessárias na sua rotina.

Isso não serve apenas para a gestação, afinal de contas, você está prestes a ter um bebê! Várias coisas mudarão na sua vida e você precisa ir se preparando.

Durante a gestação você deverá respeitar com rigor os horários das refeições e fazer um número maior de refeições por dia (as 3 principais e mais 3 pequenos lanches).

Será preciso um maior número de picadas de dedo (dextros) para avaliar as taxas de açúcar no sangue diariamente, durante toda a gravidez. Isso acontece porque a necessidade de insulina vai mudando com o evoluir da gestação, e o médico precisará ir ajustando as doses.

Você deve adotar uma dieta mais saudável, se possível com avaliações frequentes de uma nutricionista, para adequar sua alimentação ao tratamento do diabetes.

Portanto, comece a planejar o dia-a-dia, considerando seu trabalho, lazer e outras atividades, para que a gravidez chegue ao final com o melhor resultado possível.

Esteja no peso ideal

Além do bom controle da glicemia, estar no peso adequado ajuda a melhorar os resultados da gravidez para você e para o bebê.

Estabeleça um canal de comunicação entre o seu Endocrinologista e o seu Ginecologista e Obstetra

Durante a gestação, a boa comunicação entre esses profissionais é essencial para a tomada de decisões. Também é importante procurar um obstetra que tenha experiência no tratamento de gestantes diabéticas.

Se possível, faça uma consulta pré-concepcional

Assim o obstetra irá recomendar o uso antecipado de um suplemento nutricional chamado ácido fólico, que ajuda a prevenir malformações na coluna vertebral do bebê. Serão solicitados exames de doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao bebê e reavaliados os seus exames do diabetes, para verificar o seu estado de saúde e modificações que possam ser necessárias antes de engravidar.

Esse é um bom momento para você tirar todas as dúvidas e sair segura sobre o planejamento da gestação.

Abaixo listamos algumas dúvidas frequentes entre as futuras mamães.

Posso usar qualquer tipo de insulina na gravidez?

Atualmente existem vários tipos de insulina disponíveis. A maior experiência é com o uso de NPH e insulina regular, entretanto se você usa outras insulinas, como a Lispro, Aspart, Detemir ou Glargina e está bem controlada, poderá continuar utilizando o mesmo tratamento.

Meu bebê vai ter diabetes?

O risco dos filhos de mães diabéticas desenvolverem diabetes é maior se comparado com mães que não tenham a doença. No entanto, esse risco fica por volta de 3%, o que, em termos absolutos, não é muito. Portanto, o risco de ter um filho que desenvolva o diabetes não deve desencorajar mulheres diabéticas de engravidarem.

Por ser diabética, preciso fazer mais exames durante o pré-natal?

Alguns exames extras estão indicados em diabéticas. Já na primeira consulta, você precisa ter exames do funcionamento dos rins, ecocardiografia e exame do fundo de olho no início da gravidez. Se você tem esses exames recentes, tudo bem.

Durante a gestação, o médico acompanhará suas glicemias e pedirá a hemoglobina glicosilada a cada 3 meses, para avaliar a evolução do controle.

As ultrassonografias deverão ser mais frequentes, aproximadamente uma por mês, para avaliar o crescimento do bebê e também a quantidade de líquido amniótico.

Estão indicadas duas ultrassonografias especiais: a ecocardiografia fetal, que avalia de modo mais completo a formação do coração do bebê e a dopplervelocimetria obstétrica, ou simplesmente ultrassom com doppler. Essa última tem um nome complicado, mas é um exame simples, que avalia a circulação do bebê e da placenta, com o objetivo de identificar se há um problema conhecido como insuficiência placentária (um defeito no funcionamento da placenta que pode dificultar o crescimento adequado do bebê).

Outro exame que pedimos em diabéticas com mais frequência é a cultura de urina, pois a doença predispõe a infecções urinárias durante a gravidez.

O parto deverá ser cesárea?

Não, caso a gravidez evolua bem e o bebê esteja num tamanho adequado, você poderá ter um parto normal.

O diabetes traz algum risco para a saúde do bebê?

O diabetes mal-controlado pode trazer riscos para a saúde do bebê.

No começo da gravidez pode levar a maior risco de malformações, especialmente defeitos na formação do coração fetal. Eleva-se também o risco de aborto.

É importante salientar que, apesar de haver aumento no risco dessas condições em comparação à população não diabética, a grande maioria dos bebês de gestantes com diabetes tipo I não apresenta qualquer malformação ao nascimento.

Do meio para o final da gestação podem aparecer outros problemas relacionados ao descontrole do diabetes, como por exemplo o crescimento excessivo do bebê, o que chamamos de macrossomia.

Aí você pergunta: mas não é bom o bebê crescer bastante? A resposta é não. Durante o parto, pode haver dificuldades se ele estiver acima do peso e, em alguns casos, será indicada uma cesárea.

Além disso, o fato do bebê crescer muito rápido não significa que ele esteja amadurecendo adequadamente. De fato, bebês de mães diabéticas descontroladas podem nascer com bom peso e ainda assim precisarem de cuidados intensivos depois do nascimento, pois o diabetes pode atrasar o amadurecimento dos pulmões.

Outra anormalidade que pode ocorrer é o aumento da quantidade de líquido dentro do útero (líquido amniótico), gerando desconforto no abdome da grávida, dificuldade para respirar e até mesmo desencadear um trabalho de parto prematuro pela distensão uterina.

A gravidez pode trazer complicações para a saúde da mãe diabética?

Felizmente, complicações graves não são comuns. As diabéticas que tem algum comprometimento da função dos rins, apresentam maior risco de doenças hipertensivas da gestação, principalmente a pré-eclâmpsia.

Faço contagem de carboidratos. Posso continuar?

Sim, mas haverá menor liberdade na escolha dos alimentos. Por exemplo, se você está acostumada a se esbaldar de chocolates e depois compensar com a insulina, isso não será permitido. Pense que QUALQUER gestante deve ter uma dieta adequada, independentemente de ser ou não diabética.

Idealmente, a nutricionista calculará sua necessidade dietética em termos de calorias e carboidratos para cada uma das refeições, e lhe dará várias opções do que comer, com uma dose aproximadamente fixa de insulina para cada refeição.

O emprego de correção de glicemia durante a gravidez não é o ideal, pois a gestante pode ficar várias horas com a glicemia elevada até que a correção seja feita. Na gestação, não queremos correr atrás do prejuízo, queremos nos antecipar a ele.

Depois do parto, poderei amamentar?

Sim, mas você deverá ter alguns cuidados. Sempre faça um pequeno lanche antes de cada mamada (como um copo de leite, por exemplo), pois a amamentação pode levar a hipoglicemias súbitas. Logo depois do parto, a necessidade de insulina pode diminuir bastante e as hipoglicemias ficam mais frequentes se a dose não for corrigida. Além disso, uma nutricionista irá orientá-la sobre o aporte calórico extra que você deverá ingerir enquanto estiver amamentando.

Em resumo, planeje-se, procure profissionais qualificados para acompanhá-la e tenha uma gestação tranquila!! Boa sorte!!

71 comentários:

  1. Dra, mandei uma pergunta para a sra e não obtive resposta, aliás, muitas das perguntas que estão no tópico a respeito de bhcg não estão respondiadas

    ResponderExcluir
  2. estou com uma duvida eu soube que depois da fecundaçao do espermatozoide no ovulo, apos 8 a 12 dias o embriao "cola" na parede uterina, e esse processo pode ocorrer um sangramento confundido com a menstruaçao, quero saber se esse sangramento ocorre em todas as mulheres ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra.,preciso de ajuda!Sou do interior da Paraíba aqui é difícil conseguir consulta ginecológica principalmente pela a rede pública.Acontece,q graças a Deus eu consegui uma consulta para dia 16 de abril mas minha menstruação q não havia descido mês de março desceu ontem dia 12 e agora? Como faço para parar a menstruação para poder ir fazer a consulta,especialmente porque tive um aborto espontaneo no mês de novembro de 2009 da minha primeira gravidez e tive q fazer coretagem,mas só agora tô conseguindo retornar ao médico.Por favor mim ajude.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. depois que tomei depo provera quantos minutos depois eu posso transar

    ResponderExcluir
  5. tenho diabetes tipo1 e estou com minha mestruaçao atrasada a 23 dias com 11 dis fis o bet ae deu negativo posso estar gravida??

    ResponderExcluir
  6. boa noite minha menstruaçao esta atrasada a 23 dias veiio uma borr de cafe e sumiu posso esta gravida fiz o beta com 11 dias e deu negativo

    ResponderExcluir
  7. ola boa tarde! venho por meio desta pedir uma orientaçao sou csada a 17 anos eu nao sinto vontade de ter relaçao mais cm o meu marido,brigamos mto por esse motivo mais acontece q sinto atraida por outros homens;mais com meu marido nao consigo.as vzes fico cm ele obrigada e isso ta acabando.comigo me de uma orientacao por favor .email nanci.cut2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Doutora Karen meu nome é Aline, tenho 24 anos e estou com uma dúviva, minha última menstruação veio dia 20-12-10 e estava com atraso de 6 dias fiz um teste de farmácia e deu negativo.No 7° dia desceu um corrimento de tom caramelo e depois de umas 3 horas já era um sangue vermelho claro e uma cólica bem chatinha. Será que pode ser um descolamento de placenta e estou grávida ou não? O que me aconselha fazer estou muito aflita sem saber o que fazer, quero muito ser mãe!!! Desde então agradeço.

    ResponderExcluir
  9. estou com pequeno problema ah!! 5 anos atras tive uma filha apos isso decidir tomar injeções contracepitivas medicada por uma ginicologista mas foi terrivel essa medicação mim deu hemorragia tomei ate transfusão de sangue desregulando todo o meu fluxo agora vivo tomando comprido continuamente a mas de 4 anos e mesmo assim ocorre sangramento durante os meses!!!
    estou com medo de nunca mas ter um fluxo normal e não posso parar a medicação por q fico com hemorragia e não sei como vou poder engravidar de novo pois isso ja estar nos meus planos para o ano que vem por favor mim respondam desde de ja agradeço!!! quero mas opiniões

    ResponderExcluir
  10. ola doutora eu queria saber se tem possibilidade de eu estar gravida . eu e meu namorado no dia dos namorados , fizemos sexo oral um no outro , AMBOS de calça e ele ia no ao banheiro lavar a mao e eu limpava na camisa dele e depois fui ao banheiro e depois de 4 dias minha menstruaçao veio , fiquei aliviada , mas eu queria saber .. se há possibilidade ou nao, POR FAVOR DOUTORA me ajude .. entre em contanto nesse email : lolalucia@yahool.com ... é muito urgente isso , por favor !!

    ResponderExcluir
  11. eu gostaria de saber oqe pode ser oqe tenho:qando vou ter relaçao sexisuais com meu namorado sinto muita dor qando ele penetra me doi e nao sinto prazer só dor mesmo e minha barriga ta inchada oqe vc acha que pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Ola Dra. Karen, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de engravidar no período da pausa do anticoncepcional em relações sem o uso do preservativo. A menstruação ocorreu normal, mas estou desconfiada, por que nao é dia de menstruar e estou percebendo um leve sangramento.. obs: tomei duas pilulas anticoncepcionais sem dar 12h00 de pausa, isso tem algo ha ver? Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde doutura tive relaçao dia 9 de agosto e estava previsto pra minha menstruaçao vim dia 22 e nao veio posso estar gravida? tenho sentido varias dores no pe da barriga e ando comendo muito e tendo sono.

    ResponderExcluir
  14. doutora minha menstruação atrasou 20 dias depois como não desceu eu comecei atomau pilula mas eu estaava passando muito mal e parei de tomar e quando fazia 8 dias que eu tinha parado de tomar eu menstruei mas ainda passando mal e perdendo muito peso eu fiz o beta e deu negativo sera que é porque eu estava menstruada no dia que fiz e ainda continuo com muito enjoo nauseas e não consigo comer nada obrigada pela sua atençao mas minha duvida é se fizer o beta menstruada pode dar negativo

    ResponderExcluir
  15. obrigada doutora por me ajudar nessa duvida

    ResponderExcluir
  16. Eu tive relação mais a camisinha escapo e não sei se ejaculação dentro de mim meu namorado fala que 80% não. mas depois eu tomei um remédio (a pilula do outro dia) sera que eu corro o risco de engravidar? e outra coisa a camisinha sumiu nos achamos que ela esta dentro da minha vagina sera quem pode acontecer algo grave comigo?
    Desde ja eu agradeço.

    ResponderExcluir
  17. ola eu tive relações sem camisinhas e esqueci de tomar remedio durante quatro dias mas antes ja venho sentindo minha barriga dura ,,sempre que eu acordo eu sinto enjõo e meu peito doi as vezes e meu bico esta rachado e eu vou urina frequentemente tenho 16 anos e quero saber si eu posso esta gravida!?

    ResponderExcluir
  18. Dr Karen meu nome é Shirley tenho 40 anos, ontem mantive relações sexuais com meu marido, e fiquei na posição de 4 na cama mais deitei bem meu corpo ficando só com minha nadegas para cima e mantive relações assim, mais dr ele antes enfiou o dedo dentro de minha vagina com força que chegou a doer na hora saiu sangue, e isso aconteçeu ontem a noite e hoje são 19:25hs esse sangue ainda está vindo ainda está saindo de mim, e estou com um pouco de dor embaixo da minha barriga, o que aconteçeu?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde!
    Preciso de uma ajuda o quanto antes! Por favor!
    Meu ciclo sempre foi de 28 a 30 dias. A ultima menstruação foi dia 12/12/11. Tive relação nos dias 21,22,28/12 e dia 22/01. Hoje, no dia 25/01 estou com sangramento muito ralo e pouco. Sera que estou gravida ou foi so um atraso ?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. oi meu nome é fatima sou casada a 18 anos tenho um filho de 3 anos , e a 1 mes esta saindo um liquido do meu peito o bhcg deu negativo meu seio doi e estou com ingua debaixo do braço o que pode ser

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. ola doutora minha menstruaçao esta atrazada ah mais de 2 semanas estou bem ruizinha com tods os sintomas de um gravidez e hoje fix o exame de sangue e deu negativo deu 10mUI/ml isse resultado é certeiro pois estou mt nervosa para ter um opiniao sua dr

    ResponderExcluir
  23. OI DR ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA SUA FIZ O EXAME DE SANGUE E DEU FALSO POSITIVO E FALSO NEGATIVO SUPERIOR A 150mUI\ml

    ResponderExcluir
  24. Oi meu nome é kele,tomava a injeção depoprovera há 5 anos,mas minha médica suspendeu pois no memo periodo não tinha menstruação,e estava com muito hormonio,então pr conta troquei pela perlutan,mas minha menstruação desceu logo em seguida,e veio como uma hemorragia,fiquei com medo,e tomei o comprimido ciclo 21 mesmo já tendo tomado a injeção,dai cortou a menstruação,dai sábado fiz um teste e deu positivo,estou com todos os sintimas de gravidez,pode ter acontecido pela troca de injeção e pelo fato de ter tomado dois remedios ao mesmo tempo,por isso engravidei?

    ResponderExcluir
  25. Oi DRA
    FIZ UM EXAME DE SANGUE PARA COMEÇAR UM TRATAMENTO, MAIS QUANDO VI ERA POSITIVO (65) FIZ UMA ULTRASSOM MAIS A MEDICA DISSE QUE NÃO TAVA DANDO PRA VER, TENHO SOP, SERÁ QUE REALMENTE ESTOU GRAVIDA?

    ResponderExcluir
  26. ESTOU SENTINDO UMA DORZINHA TIPO COLICAS.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. OI DR.eu tomava diclin a tres anos dai parei de tomar pois meu mardio viaja vem pouco em casa dai achamos melhor casinha ja tenho 2 filhas tenho 27 anos dai dia 29/07 parei o remedio dia 03/08 mestruei normal dia 29/8/12 ele veio em casa tivemos relaçao e nao nos cuidamos dia 1/9/12 ja tava na epoca de eu mestruar deceu um sinal marron por tres dias bem pouco so cuando me secava dia 5/09/12 fiz um teste de farmacia deu negativo sera quie pode acontecer isso por que parei o remedio cuando tive aquela relaçao nao estava no dia fertil é verdade que nao se engravida logo antes e logo apos a mestruaçao me ajude to muito preucupada obrigada

    ResponderExcluir
  29. eu tomava tamisa 30 e o medico mudou p minima e minha menstruacao nao dece ja faz 28 dias q acabou e nao dece fiz teste de gravidez e deu negativo e eu queria continuar tomando o minima

    ResponderExcluir
  30. Olá Doutora. minha mestruação ainda esta pra vim. mas é a uns dias venho tendo umas coisas e gostaria de saber porque q estou sentindo essas coisas. estou a uns dias tendo sangramento mas não é sangramento de TPM não é um sangue clarinho. E enjoando,dores de cabeça, cólica, dor nas costas,grande apetite,e hoje meus seios muitoo dolorido. Porque estou tendo essas coisas ?

    ResponderExcluir
  31. ola dr.ja engravidei duas vezes e perdi quando pergunto aos medicos oque foi eles respondem que nao foi nada. tenho medo de engravidar de novo pois sera que posso perde.??e qque exame devo fazer para saber se eu posso enngravidar e ter uma gestaçao normal

    ResponderExcluir
  32. Dr. por favor me responde se é possivel isso.
    Tive relaçoes com meu namorado em novembro com camisinha tudo certinho, minha menstruaçao desceu em novembro dezembro e janeiro normal so que em fevereiro e marçao nao,
    EU POSSO ESTAR GRAVIDA?
    nao mantive mais relaçao depois de novembro.

    ResponderExcluir
  33. Olá Dr. Karen, parei de tomar o anticoncepcional em Dezembro do ano passado e desde então minha menstruação tem vindo normal em períodos de cerca de 30 dias. Tive meu último período em 26/03, em 11/04 tive relação com meu marido (estava no período fértil) porém usamos preservativo mas não durante toda a relação, apenas no final. Estou hoje (14/05) com 20 dias de atraso menstrual, ou seja 50 dias sem meu ciclo vir. No dia 07/05 fiz um exame de sangue no laboratório Delboni e ele deu o seguinte percentual 1,1mui/ml, o que foi considerado negativo. Porém o exame usava como referência, abaixo de 1,0 mui/ml negativo e acima de 25,0mui/ml positivo. Estou tendo bastante azia, com os seios inchados e tive algumas cólicas, achei que ia descer, mas até agora nada. Ainda existe a possibilidade de eu estar grávida ? Posso estar com problemas hormonais ? (Fiz alguns exames de tsh, t4, etc. e deu tudo normal em Abril). Devo repetir os exames ? Fui a uma consulta e o médico só me disse pra esperar que uma hora a menstruação vem, mas não pesquisou o porque do atraso. Por favor, me ajude, não sei que atitude tomar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. ola Dr.Karén meu nome é jessica e estou tentando engravidar mais até agora nada.á uns 2 ou 3 anos atrás fiz fiquei 3 meses sem minhas regras e fiz uma ultrassom pelvica deu que estava com um cisto no ovário esquerdo,mais repeti os exames em uma clinica particular e não deu absolutamente nada e até hoje não consegui engravidar eu não sei se pode ser algum problema nos ovarios ou de hormonio.me ajude Obrigado

    ResponderExcluir
  35. ola, tenho 20 anos e as minhas mamas sao tuberosas posso amamentar sem recorrer a uma cirugia?

    ResponderExcluir
  36. Oi Dra, fiz o teste de farmácia-confirma-aí esperei um pouco apareceu somente um listra...aí sai e voltei muito mais tarde...e tinha deixado a tira dentro do pote com urina...aí a hora que voltei tinha outra tira bem clara, posso considerar positivo?

    ResponderExcluir
  37. Olá Dra. Meu nome é Thaina, tomei ac por 2 anos e parei de tomar por conta própria há 4 meses. Minha menstruação está atrasada há 15 dias, tenho dúvidas se estou grávida ou não, ainda nao tenho tantos sintomas mas de alguns dias pra cá ando sentindo cólicas de leve, pontadas no pé da barriga, quando estou urinando sai um muco branco leitoso e na maioria das vezes que vou urinar (que é frequentemente) sinto dores abaixo do umbigo ( no útero mais ou menos), sei que não éinfecção porque nao sinto ardencia ao urinar.
    Me ajude por favor! Ficarei muito grata com a sua resposta!

    ResponderExcluir
  38. Olá, estou muito preocupada, esses dias atrás eu estava com uma bolinha pequena na parede da vagina encostada quase no canto da calcinha e eu andei apertando porque falaram que poderia ser pelo encravado e ai se apertasse sairia, eu apertei e fui perceber ontem que estava bem maior do que estava e tava com uma pontinha querendo sair pus, hoje ela diminiu um pouco de ontem, tenho apenas 15, estou super preocupada. Nunca fui em ginecologista. Agradeço desde ja!

    ResponderExcluir
  39. olá doutora.
    bom minha última menstruação veio dia 15 de julho, sendo que no mês de junho tomei a pílula do dia seguinte. esse mês de agosto não veio. hoje é dia 31 e não desceu nada. durante esse mês de agosto , mantive relação sexual com o meu esposo , mas não usamos camisinha e ele nunca gozou dentro de mim. mas tenho sentido uns enjoos , dores de cabeça, tontura, minha costa de vez em quando doi, naquela parte que quando agente ta pra menstruar dói , sabe ?!
    gostaria de saber se estou grávida.
    bjão .
    jessica amaral

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Dr.Karen me tire uma duvida, faz dois meses que não tomo meu anticoncepcional Allestra20. Mas minha menstruação desceu no dia 14,de Outubro e quando foi dia 13 de Novembro desceu certo, passei 5 dias menstruada, mas depois ficou amarronzada, ai fica a pergunta pq depois da menstruação é normal fica assim, por quanto tempo? pq tava um pouco forte, sendo que faz oito dia dia e ainda vem, mas mais clara,é normal? será que foi pq parei meu anticoncepcional? pois queria engravidar e depois que observei isso passou um monte de coisa na minha cabeça, é grave Dr. Karen. Me responda por Email. vou passar pra você.
    cassyafelix@gmail.com ou cassya_19@hotmail.com.
    por favor me tire essa duvida.

    ResponderExcluir
  42. olá Dr. meu nome é rosalina e minha menstruação do mês passado veio no dia 12 já esse mês atrasou e dia 19 desse mês veio mas só um dia e meio e um sangue bem clarinho ...Será que posso estar grávida ?Ah e também não tive cólicas como nos meses anteriores só vi o sangue porque fui ao banheiro e agora as vezes sinto uma leve dor no pé da barriga ...Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  43. Olá dra, tenho uma dúvida, tenho ciclo de 30/33 dias, estou tentando engravidar, e minha menstruação esta atrasada 2 dias,porem no 34 dia de ciclo tive ovulação( mega tardia), e sou cabeleireira, e tenho 3 clientes marcadas para esse final de semana para fazer processos quimicos dentre eles escovas progressivas com formol, a minha dúvida é se eu posso fazer esses processos nas minhas clientes mesmo estando com a menstruação atrasada e ovulação com uma provável fecundação.. tem algum problema mesmo sendo cedo? obrigada

    ResponderExcluir
  44. bom dia amigas preciso da ajuda de voces minha mestruação esta atrasada a 19 dias fiz o teste de farmacia so que deo negativo.
    sera que eu estou gravida???

    me ajuda

    ResponderExcluir
  45. Ola uso anticoncepcional tantin a 2 anos e senti que depois que comecei a tomar ele inchei bastante!!!!! quero parar de tomar ele pra tomar o gracial .. gracial ajuda perder peso???

    ResponderExcluir
  46. Sinto muita dores no pe da barriga tipo cólica as vezes. Penso que vou mestrua, minha menstruação ta atrasada uns 24 dias. Tenho quase todos os sintomas de gravida. Dores de cabeca, tontura enjôo, mal esta, estresse sono demais cansaço e fome de madrugada. O beta deu negativo. Me ajude. Devo repeti o beta.

    ResponderExcluir
  47. Olá Dra. Karen boa tarde!....Olha eu estou com uma dúvida, é que no mês passado a minha regra veio com um fluxo sanguíneo bem pouco e durou menso dias também, e agora no dia 10/04/2014, às 14:00h + ou - veio novamente, mas o fluxo de sangue estava estranho e pouco, e quando foi no dia 11/04/14 às 8:00h + ou -, já não havia mais nem sinal, como se não tivesse vindo nenhum fluxo, então no dia 12/04 eu fiz o teste de gravidez mas deu negativo, mas eu estou sentindo dores de cabeça, cansaço físico, um pouco de tontura leve, e as vezes quando eu me alimento sinto uma pequena vontade de vomitar, e ai vem até uma tosse mas não consigo vomitar fica só a sensação, estou tendo mudanças de humor. Por isso eu gostaria de saber eu posso estar grávida?.....ou será um outro problema de saúde?...visto que eu tenho ovários policísticos.

    ResponderExcluir
  48. ola, doutora eu e meu marido estamos tentando ter o terceiro filho mais fiz o teste de farmácia duas vezes porem minha menstruaçao não esta atrasada, mais tem uma coisa me incomodando eu estou sangrando faz 3 dias é um sangue rosado misturado com marrom so que sangra e para ! posso estar gravida finalmente? se eu estiver devo procurar um medico pelo o fato do sangramento? e fazer um exame detalhado pra tirar a duvida? me ajuda por favor !!!!!

    ResponderExcluir
  49. Dra, minha mestruaçao ta 26 dias atrasada . eu estou com muita dor no meu peito com eles enxado , muito enjoada e com dor de cabeça . sera que estou gravida ?

    ResponderExcluir
  50. Olá minha mestruação esta atrasada á 14 dias. Fiz o texe de farmaxia e deu positivo, ai fiz o de sangue e estava assim : inferior á 5.0 negativo / de 10.0 á 20.0 Possivel gravides / superior á 25.0 Positivo...
    e o meu resultado de 8325.0 estou gravida ?
    poque uma pessoa no laboratorio disse que deu positivo ja a outra disse que esta em possivel gravides...

    ResponderExcluir
  51. Ola boa noite,minha duvida é;usei o DIU de cobre por um pouco mais de 10 anos,retirei tem 2 meses,o primeiro mes apos a retirada menstruei normalmente,fiz um exame de urina que dizia estar com uma forte infecção urinaria,porem como não sentia dor não me preocupei,ja no segundo mes ainda nada menstruei,e ja tem 8 dias em atraso,numa relação(sem camisinha) a menos de 5 dias senti uma colica mto forte apos a transa,sera q estou gravida,sera por causa do diu ou eh realmente por causa da infecção?

    ResponderExcluir
  52. Gente me ajudem por favor,eu tomei perlutan por nove meses e no mês de agosto de 2014 não tomei parei de vez minha ultima M veio dia 31 de julho e ate hj nada nem sinal fiz o beta dia 28 de agosto e deu negativo já tenho uma filha de 5 anos to muito preocupada sera que estou gravida espero que sim sinto cólicas de leve enjôo muita fome e um pouco de dor de cabeça, algum caso assim e era gravidez gente me ajudem aflição.

    ResponderExcluir
  53. OLA UMA GESTAÇÃO NÃO EMBRIONÁRIA PODE ACONTECER DUAS VEZES??

    ResponderExcluir
  54. dia 31/12/2014 estava no meu período fértil e transei sem camisinha e não tomo anticoncepcional.Ontem dia 12/01/2015 veio um sangramento, só que veio pouco fluxo e de cor rosa bebe. Minha menstruação deveria só ter vindo dia 15/01/2015 e não antes. Será que o que esta ocorrendo é uma nidação e não menstruação ?

    ResponderExcluir
  55. -

    Oi Doutora
    Me chamo Tayná saiu pouco de sangue de mim , dores de cabeça forte , dor na barriga cinco dias, é minha barriga tá um pouco grande , só que minha mestruação veio logo no começo do mês , ainda não fiz o teste de gravidez , bom queria saber se isso é sinal que to gravida ?

    ResponderExcluir
  56. E só pra lembrar a última vez que ela veio foi dia 05/10/2015

    ResponderExcluir
  57. Eu fiz um teste em fevereiro e deu positivo esse mês fiz uma ultra e deu micropolicisto e possível não esta gravida

    ResponderExcluir
  58. Eu fiz um teste em fevereiro e deu positivo esse mês fiz uma ultra e deu micropolicisto e possível não esta gravida

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. oi doctora me chamo aderica e gostaria muito de saber pq td mês sinto dores forte no pé da barriga ate o ponto deu ñ pode dar um espirro;olha eu tenho um cisto sera q é por causa disso?

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Dr. Chamo me Inásia, estava gravida e durante a gravidez houve problemas tive pré-emclapsia e tiveram que enterroper a gravidez no dia 17/08 e gostaria de saber se ainda posso voltar a engravidar?

    ResponderExcluir
  64. Gostaria de saber quando posso retomar a minha vida sexual. Não fui feita raspagem, sera que isso pode me causar problemas ou é imperioso fazer raspagem?

    ResponderExcluir
  65. Boa noite , minha menstruação estar atrasada 2 meses , eu não tomo anticoncepcional e nem uso camisinha com meu marido , hoje na hora da relação sexual começo a sangra , mais bem pouco , achei qui fosse a mestruacao mais depois nem sinal dela mais , o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  66. Sou ligada mais tomo desogestrel 0,75
    a um ano nais agora começou a bom um pouco e o médico passou para tomar junto nativa por sete dias mais aumentou e sou diabética e normal

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, iniciei um tratamento para micropolicistos. Tomei duclin durante 4 meses e ainda estou tomando a metiformina que ainda irei tomar por mais 2 meses. Minha metruacao esta atrasada esse ciclo tem 4 dias. Sera que não melhores dos micropolicistos?

    ResponderExcluir
  68. Bom dia!
    Meu nome e Sonia tenho 27 anos , minha mestruacao atrasou 4 dias e logo depois desceu so 2 dias e veio um sangue marrom . Sinto muita dor na clouna e no pe da barriga . Sera q eu posso estar gravida ? Me ajudem

    ResponderExcluir
  69. Transvaginal deu ovario policistico o beta deu negativo mais fiz dois de farmacia q deram positivo e agora e tenho quase todos sintomas de graviz

    ResponderExcluir
  70. Transvaginal n apareceu nada so um ovario policistico beta negativo mais de farmacia dois deram positivo e agora ?

    ResponderExcluir